Em 1996 entrei no mercado de provedores de internet do Brasil, na Voyager, um dos primeiros provedores de internet do Brasil. Na metade da década de 90 o território da internet era quase todo de mato alto. Quando entrei a Voyager já se relacionava, com algumas revendas de computadores. Eu entrara para turbinar isso.
A chegada da Internet
Entrei com um salário quase simbólico e uma comissão gigante. Era a fase de ouro das revendas e feiras de computadores pessoais, o PC. As pessoas iam às feiras de computadores e saíam de lá com PCs, impressoras e kits multimídia, tudo “plug and play” ou quase tudo.
A Internet estava virando um dos principais motivos para a compra do PC. Mas ainda complicada de se entender e de se instalar. Pensando nisso, criei o primeiro kit internet “In a box” do mundo. Uma caixinha que continha manual explicativo do que era e como instalar a internet.
Serviços e Internet explicada
O Terra tinha um processo que obrigava os visitantes da feira formarem fila no seu estande, sempre com modelos caríssimos para se cadastrar e depois ganhar um acesso à internet. Ao invés disso, nós fomos buscar jovens bem treinados, capazes de vender e explicar o nosso kit internet. Foi um verdadeiro estouro de sucesso. Os compradores tinham acesso à internet no próprio estande onde estavam comprando computadores e ainda levavam para casa uma embalagem, com a internet pré-liberada e fácil de entender e instalar. A Voyager tinha 700 clientes, na primeira feira conquistamos novos 1005.
A Matrix Internet, um dos maiores provedores do Brasil, me chamou para ser seu gerente geral em Porto Alegre. Me destaquei como melhor líder entre suas 55 filiais no país e assumi a diretoria comercial. Foi durante esse período de 2 anos que ganhei uma experiência incrível e descobri que a hospedagem de sites compartilhada seria a grande bola da vez pelos próximos 10 anos.
Em 2001, de volta a Porto Alegre para reinventar um provedor pequeno e regional chamado Plug-In/Vanet Corporative Internet propus pivotar completamente a empresa. 60% da folha era equipe de desenvolvimento de sites. Num curto e objetivo espaço de tempo vendi a carteira de clientes de acesso a internet para o UOL, mudei o nome para apenas Plug In - Internet Corporativa, montei produtos de hospedagem compartilhada e passei a chamar a empresa, da noite para o dia, de Data Center.
Como vender para um mercado que tem mais de 12 milhões de micro e PME’s? Canais! Mas quem faz a cabeça dessa empresa na hora de escolher onde hospedar seu site? As agências digitais. Eu precisava de uma nova caixinha mais poderosa. Conversando com a área de tecnologia e trazendo a ideia da embalagem da Voyager criei o “Hosting in a Box”, uma caixinha que era a evolução perfeita do Kit Internet Voyager.
Provedor e site
No início do século para “subir" um site na internet era preciso mandar um e-mail para o provedor e aguardar, às vezes até 48 horas para receber as senhas e poder publicar o site. De posse de nossas poderosas caixinhas as agências tinham as chaves dos nossos servidores e poderiam publicar seus sites a qualquer momento. Foi um estouro!
Enquanto o líder brasileiro de hospedagem estava com seu estande às moscas com 2 vendedores de braços cruzados, nossa equipe de 8 pessoas não dava conta de atender uma fila de interessados. Com esse case ganhei meu primeiro top de marketing ADVB. O segundo veio com a estratégia de canais da Dinamize, em 2006. A primeira também para o mercado SAAS de e-mail marketing brasileiro. Tanto a Plug In quanto a Dinamize se tornariam referência para seus concorrentes quando o assunto era Canais de Venda. Não basta comissão ou brindes. Uma verdadeira relação de canais de sucesso tem que ser construída com soluções, confiança e privilégios.
Num país continental como o Brasil, nem sempre as distâncias são vencidas de avião. O atalho perfeito para as vendas vem vestido de canal.
Sobre a Dinamize
A Dinamize é uma plataforma completa em automação de marketing e e-mail marketing. A empresa se consolidou no mercado de tecnologia atraindo clientes dos mais diversos segmentos. São cerca de 22 mil marcas atendidas no Brasil e no exterior, além de mil canais parceiros. Possui operações em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Joinville e Curitiba. Fora do país tem unidades nos Estados Unidos, no Canadá e em Portugal. Por meio de suas plataformas, a Dinamize ajuda as empresas a venderem mais, conquistando uma comunicação mais personalizada com o cliente.
Fonte: Carol Agacci
CURSO DE MARKETING DIGITAL
CURSO DE MARKETING PESSOAL
LIVROS DIGITAIS
COMPRE EM NOSSA LOJA | PARCEIRO
MAGALU|
MAGAZINE LUIZA & MAGAZINE X GERAL
" Tem na minha Loja, o produto que você procura!"
ANUNCIE AQUI | PROMOÇÃO 50%
Kommentare